sábado, 11 de janeiro de 2014
Adultério Tem Perdão?
"Os olhos do adúltero ficam à espera do crepúsculo; 'Nenhum olho me verá', pensa ele; e mantém oculto o rosto." Jó 24:15"
"O preço de uma prostituta é um pedaço de pão, mas os adúlteros saem à caça de vidas preciosas." Provérbios 6:26
"Este é o caminho do adúltero: ele come, limpa a boca, e diz: 'Não fiz nada de errado'". Provérbios 30:20
"...e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?" (...)
Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, então, seja o primeiro a atirar a pedra nela". Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?" "Ninguém, Senhor", disse ela. Então Jesus declarou: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado". João 8:4-11
Muitos podem se identificar com os acusadores até esse ponto. São ávidos em apontar os erros dos outros, mas esquecem que muitas vezes cometem exatamente aquilo que condenam. Hipocrisia... Falsidade... Como eu posso me incomodar tanto com os erros alheios, se eu mesma já fui protagonista de situações similares?
Muitos, também, podem se identificar aqui com essa mulher. Todos os olhos desse mundo não podem ser mais perigosos que os olhos Daquele que estava diante daquela mulher.
Você pode continuar vivendo sua vida, cometendo inúmeros erros com suas atitudes e achar que está certo, mesmo fazendo muitos sofrerem, principalmente aqueles que te amam e querem o seu bem, seu livre arbítrio lhe permite isso, realmente ninguém tem nada a ver com a sua vida ela é sua, você escolheu como vai conduzí-la, você é dono do seu nariz, o que importa é ser feliz e mais nada, ainda que sua felicidade seja a custa da infelicidade alheia, não é mesmo? Mas uma hora o universo cobra, uma hora você vai acordar, não importa saber aonde, e vai perceber que chega de sofrer, arrepender-se e pedir perdão é a única solução... "Eu errei Senhor, transforma a minha alma...liberta-me das amarras do passado...faz de mim um instrumento do seu imenso amor..."
Ele era o único que poderia atirar todas as pedras e ser absolutamente justo, mas o texto diz que em vez disso, mais uma vez “erguendo-se Jesus”, começa a dialogar com aquela mulher. Seus olhos, em lugar de ódio e julgamento, naquele momento foram de compaixão e perdão: “Eu tampouco te condeno”.
Não pense que o perdão de Deus deixa você continuar na sua vida de erros e pecados. Assim como aquela mulher teve a sua vergonha e a sua culpa cobertas por Jesus, pois ele levou sobre si; ela saiu dali com a sua vida transformada. Jesus disse a ela: “Vá e abandone sua vida de pecado”.
Eu tenho tentado diariamente fazer o mesmo. Embora ainda tenha a minha consciência pesada por causa dos meus inúmeros erros, Deus tem cuidado de mim. Ah, só eu sei o quanto anseio ser salva por esse amor e quantos almejo salvar a minha volta com o Perdão... É uma luta diária! Dói na alma reconhecer meus erros e ver quantos ainda estão cegos, vivendo na ilusão...quantos ainda não percebem o quanto mal estão fazendo a si mesmo e aos outros...
Ainda que sejamos sujos de erros e pecados, Deus é amor e perdão...basta que tenhamos consciência plena disso... e evitemos, amadurecendo espiritualmente, não só a não errar mais, mas a não julgar e sair por ai atirando a primeira pedra...
"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Mas, se os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mateus 6: 22-23)